Aniversário de 01 Ano do Blog!

Olá amigos e clientes!
É com muita alegria que comemoramos hoje o primeiro aniversário do JéssicaGuedes.com (preparem-se que logo mais tem surpresinha comemorativa para vocês! ) \o/
Ao longo deste ano aprendi muitas coisas, conheci muita gente boa, superei inúmeros obstáculos e o que era apenas uma ideia, um grande sonho, se tornou realidade (e tem crescido cada vez mais)... Passando de serviços artísticos e Design, à venda de canecas, artigos de papelaria, etc. - Eu que antes encontrava um cantinho vazio no quarto, hoje tenho um espaço só meu para trabalhar- meu micro estúdio!
Quero agradecer imensamente a algumas pessoas por ter conseguido chegar onde cheguei (ainda é meu primeiro ano Freelancer. Estou apenas começando). Estas pessoas são especialmente: Minha mãe, meu pai e o meu noivo. Eles me apoiaram o tempo todo, sem objeções, me ajudaram a divulgar meu trabalho, a montar o estúdio e sonharam comigo sem em nenhum momento objetar sobre a minha capacidade. Ao contrário... Sempre me passaram segurança para seguir em frente e crescer.... Fazendo o que eu mais amo!

Trabalhar por conta é sempre um desafio. Precisamos exercer todas as funções impostas numa empresa... No meu caso, não sou apenas a designer e ilustradora... Sou também a responsável por toda a publicidade/propaganda, controle das finanças, atualização das redes sociais, organização diária do meu tempo para conseguir entregar os serviços encomendados dentro do prazo, estrategista... sou chefe e empregados, sou todos, em uma só pessoa. (e ainda tem muita gente que pensa que é fácil... Que passo os dias no Facebook sem fazer nada...Ai ai...)

Como disse André Beltrão em seu livro "Quanto Custa meu Design":
(...)Para coordenar tudo isso de forma eficaz, você precisa se preocupar com o planejamento do seu tempo, com o gerenciamento do dinheiro e com o gerenciamento do trabalho.
Ser eficiente é manejar bem essas três variáveis: tempo, dinheiro, qualidade. Fazer projetos em menos tempo com a mesma qualidade, pelo mesmo preço é mais lucrativo; fazer projetos com mais qualidade pelo mesmo preço e no mesmo tempo é surpreendente, viabilizar projetos com a mesma qualidade no mesmo prazo e a um preço menor é o que todos os clientes querem

Como já passei por essa etapa (a pouquíssimo tempo) sei o quanto é difícil começar. Estamos inseguros. Não sabemos se dará certo ou não... Temos dúvidas sobre quanto cobrar, como divulgar o trabalho, organizar os afazeres...
Por isso resolvi fazer este post. Ele servirá para ajudar um pouco quem está iniciando, e precisando de embasamento, ou apenas um empurrão inicial.
Vou compartilhar alguns sites e livros que me ajudaram MUITO e que da mesma forma podem ajudar você!... mas ALERTA - Se quer começar a trabalhar por conta pensando que será "moleza", desista! Trabalhar em casa tem lados bons (como acordar a hora que quiser, poder trabalhar de pijama, não ter chefe o tempo todo pegando no pé, não perder tempo no trânsito...) , mas tem seu lado "difícil"... Muitas vezes você terá que "virar" a noite trabalhando para entregar um serviço dentro do prazo, não terá (em especial no início) estabilidade financeira... Quem trabalha por conta tem responsabilidades maiores, e se você não souber se organizar direito será um tiro no pé. É importante que você seja disciplinado e muito  organizado no quesito financeiro... Caso contrário, não conseguirá se manter nessa vida...


Quando estava com a ideia de trabalhar por conta, mas ainda tinha um pouco de medo de não dar certo, já que não tinha muitas referencias e este era um campo para mim ainda desconhecido... Descobri a página da Ila. Ela é fofa e inspiradora!
A Ila mora em BH, trabalha como freelancer a cerca de 04 anos e desenvolve um trabalho belíssimo e encantador. Quando eu vi pela primeira vez, fiquei apaixonada...
Ela tem uns marcadores bem legais que me ajudaram muito. Neles, ela dá dicas para quem está iniciando a vida como freelancer.. Vale a pena dar uma conferida no trabalho da moça!

Para conhecer o Blog da Ila Fox, clique aqui! É apaixonante! ;)


Outra página a me ajudar imensamente foi (e é) a do Luciano Larrossa, Escola Freelancer. Ela possui ótimos textos e ferramentas de apoio, tanto para quem está começando a trabalhar na área, quanto para quem já trabalham a muito tempo... O Luciano é jornalista e escritor. Sua página, voltada em especial para  Portugal e Brasil, dá dicas sobre organização financeira, empreendedorismo, marketing, gestão... Foi e continua sendo fundamental no meu dia a dia... Um eterno aprendizado!

Para conhecer, a página Escola Freelancer clique aqui! ;)

LIVROS:
Caso seu interesse esteja em trabalhar com Design, aconselho vivamente que leia os dois livros citados abaixo. Ambos são ótimos e me ajudaram muito!
O Livro "Quanto Custa Meu Design" de André Beltrão, é apenas um de uma coleção de manuais do Freela (como ainda não li os outros - mas farei ainda este mês - não posso falar dos demais). Ele é ótimo! Dá dicas importantíssimas para gestão financeira de um freelancer, ensina a criar tabelas "Fluxos de Caixa" no Excel, fala sobre a valorização do trabalho(...) Me ajudou demais!

Ele é leve e cabe na bolsa... Acho que todo Freela iniciante da área deveria conhecê-lo.
Eu comprei o meu com desconto no site 2AB.



O Livro "Como ser um Designer Gráfico sem vender sua Alma"  de Adrian Shaughnessy também é ótimo. Tal qual o anterior, possui uma leitura bem didática.
O autor aborda assuntos importantes como: a busca por estágio, como se comportar na entrevistas, como estabelecer um estúdio, etc.

Você também poderá encontrá-lo no site 2AB

Abaixo, seguem alguns links interessantes que podem ajudá-lo:
O Valor de um Desenho - Blog do Hiro
Guia do Ilustrador
SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil

Por enquanto é isso, minha gente! Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades! ;)

2 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:
  1. Parabéns Jéssica!!!

    Realmente é um aprendizado e tanto ser freelancer, pois somos chefes de nós mesmos! ;-)

    Longa vida ao blog e que venham muitos e muitos clientes! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ila!

      Também desejo ao seu Blog vida longa e muitos clientes! ;)
      Muito obrigada pela visitinha e comentário!=D

      Seja sempre muito bem vinda por aqui!<3

      Excluir