Quem sou eu?!


Quem é a Jéssica?

Olá, seja bem vindo(a)!
Nesta página você saberá um pouco mais sobre mim, mas que tal antes, me adicionar nas redes sociais abaixo?!...

Redes Sociais:
Facebook
Linkedin
Twitter

Minha página no...
Beans!
DesignBR
Freela


Conheça meus outros projetos pessoais:
Tiras da Jeh

JeGue's Blog

______________________________________________________________________


Eu, ainda pequenina
Nasci no dia 17 de março de 1988, em São Paulo.
Sou de uma família típica mineira com alguns costumes baianos. A Bahia é grudada na região em que meus pais nasceram..
Nosso sobrenome é  muito conhecido na região. As ruas de Bonito de Minas, por exemplo, tem o nome de meus bisavós e tios. Outro detalhe interessante é que meu pai e mãe são primos de segundo grau (meu bisavô por parte de mãe e meu bisavô por parte de pai eram irmãos)... Apesar do risco, graças a Deus até onde sei  eu e minha irmã somos super saudáveis!

Pelo que contam, fui uma criança quieta e boazinha. Ficava o dia todo no cantinho brincando com minhas bonecas, fazendo comidinha, desenhando e sonhando acordada, aliás, sonho acordada até hoje... Quem acredita, costuma dizer que é uma característica própria dos piscianos...
Eu, Kelly (prima), o Pica Pau, Dani (prima) e Gui (irmã)
Aos 09 anos de idade nos mudamos para Januária, MG. Lá acredito ter vivido um dos melhores anos da minha vida... Minha infância foi doce e terna... Subia no pé de manga que tinha no quintal, brincava na terra, conversava com as plantinhas, dava comida para os bichinhos, aprendia a bordar com a minha avó (hoje, falecida), colecionava figurinhas de chiclé, brinquedinhos de kinder Ovo, me metia no mato, nadava nos rios, andava de bicicleta ...
Só possuo boas recordações!
Além disso, sempre fui apaixonada por materiais de papelaria, e "colecionava" caderninhos, canetas e diários. Neles escrevia e desenhava tudo que estava sentindo. Passava horas (na verdade, ainda passo) desenhando e escrevendo...
Graças a minha mãe, que teve a iniciativa de guardar, hoje tenho em minha posse todas as ilustrações e rabiscos da época, ... Valeu mamãe!!! \o/
Veja abaixo alguns dos desenhos feitos por mim quando ainda era pequenina. Sim sempre amei o Natal! (para ampliar, é só clicar nas imagens)


Ficamos em Januária um ano (minha terceira série completa). No inicio do quarto ano meu pai foi chamado pela empresa em que trabalhava, e voltamos para São Paulo.Acabamos morando um ano em Osasco, e nos mudamos para Carapicuíba.
________________________________________________________



Meu colegial completo foi cursado na mesma escola. No inicio eu era muito tímida e retraída, depois comecei a me soltar, fazer amigos, e ela foi se transformando em minha segunda casa... Não a frequentava apenas em dias de aula. Aos finais de semana era voluntária. Participar do projeto "Escola da Família" ajudando um professor a ensinar crianças a pintar com tinta a óleo em madeira de caixote. O legal é que o resultado era bem rústico...
Durante a semana, eu era conhecida entre meus colegas por "saber desenhar". Geralmente eram os   meninos quem gostavam, e eu me destacava entre eles, por ser uma garota... Acho que esta foi a fase em que mais desenhei. Tenho uma pasta com mais de 300 desenhos. Colecionava revistas, e tentava copiá-las. Adorava em especial as ilustrações da revistinha Witch, e colecionava-as para poder ampliar as imagens depois. Eles faziam o maior sucesso entre meus amigos e conhecidos... (para ver grande, é só clicar na imagem)

 

Vira e mexe tentava criar meus próprios personagens inventando histórias e situações.. Desenhei também muitos animais, "brinquei" com guache em papelão...


      

________________________________________________________
Paralelo as atividades na escola, me tornei uma grande fã do seriado Smallville. Colecionava revistas, fotos, tentava desenhá-los... Na época, o big blogger estava em alta (hoje nem existe mais).
Mesmo sem entender de html ou Photoshop, comecei a pesquisar na internet e sozinha criava meus próprios templates. Surgiu daí o blog Smallville Forever Brazil. Nesta página eu divulgava os acontecimentos da série, spoilers, novidades sobre os atores etc.
Fazia um grande sucesso entre os fãs e conheci muita gente legal através dela. Amigos que levo até hoje...
Este foi meu primeiro contato com o "mundo dos blogs". Nesta época também, como qualquer adolescente criei alguns "diários virtuais, onde dissertava sobre a minha vida, divulgava meus poemas e falava sobre "amores não correspondidos".
________________________________________________________

Entre 2004 e 2005 comecei a trabalhar. Fui estagiária na Caixa Econômica Federal do Brasil. Aprendi muito e gostava de lá, mas infelizmente o contrato se acabou, e com a formatura do colegial, retornei ao mercado de trabalho.

Eu com a camiseta BLACK
Em meu aniversário de 18 anos, fui chamada para a pré-seleção, e um mês depois, comecei  a trabalhar na Contax como operadora de Call Center. 
Como o importante é não se acomodar... Em pouco tempo fui promovida, passando para um setor vip chamado BLACK. O padrão de atendimento era bem diferente, pois lidávamos com clientes de alto poder aquisitivo. Eram muito mais exigentes..Tirei de letra! Sorriso na voz sempre, era o lema! =D
O call center me tornou uma pessoa mais madura e responsável. Me ensinou a ouvir, manter a calma, fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e me soltar.

Trabalhei na Contax quase três anos. Fiz amigos, aprendi muitas coisas, me decepcionei, vivi momentos tristes e felizes...

Eu sabia que queria crescer, e infelizmente percebia que naquele lugar não seria possível, então, em 2008 sai de lá. O produto em que eu trabalhava estava sendo migrado para Porto Alegre e eu tinha a opção de continuar lá com outro produto, ou procurar seguir a minha vida. Escolhi a segunda opção.
O fundo de garantia e seguro desemprego me ajudaram muito. Além de me manter enquanto não encontrava algo no mercado de trabalho, investi uma boa parte em cursos, de formação Web Designer e 3D Max no Senac.
________________________________________________________

Enquanto ainda trabalhava na Contax, com o apoio do meu ex-namorado, decidi iniciar uma faculdade... Queria crescer, investir em mim.
Sempre soube que gostaria de trabalhar com desenho, arte... Não larguei esta paixão nem só um instante. Cheguei a pensar em fazer um curso de Artes Plásticas, mas por influencia de outras pessoas que diziam que aquela profissão não traria um bom retorno salarial, acabei optando em deixar este amor como hobby e tentar algo "mais promissor". Me inscrevi então, no curso de Fisioterapia e estudei um semestre.
Admiro quem ama esta profissão, mas aquela não era a minha praia. Eu não tinha vontade de ir assistir as aulas, e me sentia incompleta. Um peixe fora d'água. Foi uma época meio complicada. Emagreci demasiadamente e me sentia desnorteada. Não me arrependo de ter estudado lá. Foi importante para que eu me descobrisse, além disso acredito que todo tipo de aprendizado é importante. Desta fase, ficaram guardadas, as amizades e lembranças..
Camila, Chayane e eu em aula na FPA
Em um belo dia, na biblioteca da faculdade, meu ex-noivo e eu sentamos na frente do computador e começamos a vasculhar outros cursos. Encontrei então um curso intitulado "Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual" na FPA - Faculdade Paulista de Artes. Foi paixão a primeira vista! Amei toda a grade curricular e me senti como a muito não sentia. Logo tranquei o atual curso e parti para o que eu realmente amava.
A FPA foi muito importante na minha vida. Apesar do prédio ser beeem antigo, os professores eram ótimos e os amigos levo até hoje. Me recordo do dia em que fui conhecer a universidade, louca para que as aulas se iniciassem logo... Boas recordações...
Estudei um ano na FPA, e depois migrei para a UniFMU. Estava a procura de uma faculdade mais próxima da minha casa e com um melhor reconhecimento no mercado. Foi na mesma época em que sai da Contax.
________________________________________________________




Com a minha saída da Contax e a troca de universidade, comecei a procurar algo no mercado de trabalho, já dentro da área de estudo. Não demorou muito, fui contratada. Inicialmente seria um estágio, porém acabei efetivada como Designer. Eu trabalhava em parceria com meu chefe, na criação de brinquedos (em especial para a marca Disney). Desenvolvia o Layout dos objetos através de softwares gráficos. Foi uma experiência nova e aprendi muito. Infelizmente era um escritório pequeno e eu era a única funcionária, não havendo possibilidade de um crescimento profissional.
Nesta mesma época, em novembro, nasceu o JeGue's Blog. Minha página de entretenimento na Web. Não entrarei em detalhes aqui sobre como surgiu o projeto, mas se sentir interessado, clique aqui e leia em um outro post! ;)
Em 2009 fui contratada pela Tilibra. Trabalhei como estagiária durante um ano. Foi uma experiência incrível e inédita. Aprendi um "milhão de coisas" sobre a área gráfica..além de trabalhar com algo completamente novo...
Eu era responsável pela prova de cor, manutenção das plotters, montagem de mockups, etc. No final de meu estagio, ainda aprendi um pouco sobre arte-finalização e cheguei a fechar alguns arquivos. Agradecimento especial ao meus amigos arte-finalistas Michel, Juliano e Leonardo, que me ajudaram muito enquanto estive na empresa.
A filial da Tilibra fica em Bauru. Eles compraram a Grafons, e a mesma não estava dando o lucro esperado em vendas. Infelizmente meu contrato não foi renovado. No dia de minha saída, foram despedidos meu chefe e vários outros colegas de trabalho. Algum tempo depois a empresa em São Paulo fechou. Realmente uma pena...
Depois da Tilibra estagiei como web Designer na empresa Golden Biz. Criei banners para site, newsletters, cartões de visita... Fiz muitos amigos e aprendi muitas coisas novas... Foi uma ótima experiência e gostei muito de trabalhar.
________________________________________________________

Em Dezembro de 2011 me formei em Design Gráfico com louvor e muito orgulho. Não foi fácil. Passei noites acordada, ri, chorei com a execução do tão esperado TCC... Mas TUDO, TUDO valeu a pena...
No final deu tudo certo e o projeto desenvolvido pelo grupo em que eu estava (Marcos, Maria Fernanda, Aline Proetti, Ana Carolina, Carina e eu)  foi muito elogiado, e as ilustrações de minha autoria, foram alvo de muitos elogios e pedidos de encomenda...

Algumas imagens do grande dia (detalhe para as estampas que eu fiz nas camisetas! ;D)
 
________________________________________________________



O ano de 2012 veio com tudo e com ele fui surpreendida duas vezes! Sim... Depois de tanto desejar estas bolsas que até então eram apenas um sonho, as ganhei...
Fazia algum tempo que eu participava anualmente do concurso Quanta para Bolsa de Estudos e até então, não tinha tido a sorte (a concorrência é grande). Quando vi que meu nome novamente não estava entre os selecionados fiquei bem triste, porém sabia o quanto seria dificil ganhar, resolvi aguardar e tentar novamente no ano seguinte. Como trabalho por conta, e ainda estava me estabelecendo no mercado, bancar o curso não seria possível...
Cerca de uma, duas semana depois porém, tive uma das melhores e maiores surpresas da minha vida. Recebi um e-mail da Quanta informando que "(...) o diretor da escola viu em você além de muito potencial bastante força de vontade e por este motivo ele decidiu propor a você uma bolsa de 100% para o curso de desenho na turma de segunda-feira (...)" - Preciso dizer o quanto fiquei feliz? Era uma das melhores noticias dos últimos tempos, e me motivou ainda mais a querer dar o meu melhor....
A Quanta é uma das melhores escolas brasileiras voltadas à arte. Seus professores são todos profissionais atuantes e reconhecidos no mercado nacional e internacional. Foi um sonho realizado e só tenho elogios referentes a escola... Desde o material, ao professor e conteúdo em aula. Me abriram a mente e o meu desejo de evolução só aumentou. Em Agosto deste ano (2013) finalizei o curso de um ano, e me sinto muito mais preparada para a área que atuo. O importante é treinar cada vez mais para a evolução contínua.


Pouco tempo depois da grande novidade, recebi outra tão boa quanto. Na verdade, um telefonema, que de tão bom, duvidei... Eu havia ganhado outra bolsa. Sim! Outra bolsa!
Na época de faculdade cheguei a entrar em contato com o Rick Fernandes, professor e dono do Rick Fernandes Studio, para ter informações sobre seus cursos. Conheci seu trabalho através do Facebook e acompanhava desde então. Além disso ele estava sempre em Eventos de Design como o Pixel Show, mostrando e divulgando um pouco de sua arte. Eu desejava ter aulas com ele, porém o meu salário da época estava todo comprometido a mensalidade da faculdade. Acabei adiando.
O Rick está no mercado há 13 anos trabalhando para colecionadores e empresas do país e exterior. Realizou diversos workshops e ministrou aulas de escultura e desenho durante quatro anos em uma escola de artes e cinema 3D (Melies). Seria um sonho estudar com ele...
Como já disse anteriormente, 2012 foi um grande ano no campo de estudos. Eu adoro estudar (como digo sempre, se eu fosse rica viveria para aprender. Faria todos os cursos que tivesse vontade...)
Enfim... Ganhei a bolsa através de um sorteio que houve após o Pixel Show do ano passado. Evento este em que eu estava presente. Eu tive a opção de escolher entre a bolsa de modelagem ou ilustração (Insight). Como já teria aulas de desenho na Quanta e sentia vontade de aprender este novo processo - que eu acho lindo e interessante - escolhi a modelagem.
Iniciei as aulas no Rick Fernandes Studio este ano (o curso é de cerca de quatro meses), porém o professor acabou estendendo para os alunos que não finalizaram a peça durante as aulas! Tanto o material, quanto alimentação são fornecidos por eles. Fiz diversos amigos e é realmente uma terapia. Tenho adorado estudar lá e pretendo fazer o curso de um ano de modelagem e ilustração para me especializar.
Estou terminando de modelar a personagem Chii do mangá "Chobits" e aproveitando ao máximo meu tempo de curso para evoluir e aprender. Assim que finalizada farei um post especial mostrando tudo! ;)

Já formada e atuante, estou a procura do "meu lugar ao sol", como desenhista, ilustradora, blogger. Conduzo alguns projetos pessoais e atuo hoje como Designer freelancer.
Procuro estar sempre por dentro de todas as novidades da área, sempre atrás de evolução e especializações. Amo o que eu faço e acho que este é o meu grande diferencial. Cada projeto é especial e deve ser feito com muito carinho e perfeição.

Acredito que "tudo que a gente sonha com vontade um dia se torna realidade!"

Caso queira encomendar ilustrações e/ou peças gráficas etc. envie um e-mail para contato@jessicaguedes.com solicitando o orçamento! ;)

4 comentários:

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:
  1. Gostei de usa história, parabéns pelo empenho , esforço, criatividade e trabalho
    Seja feliz e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Joyce!
      Também te desejo muito sucesso e felicidade!!!

      Seja super bem vinda e volte sempre!;D

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada, Ranieri! ;)
      Sucesso para todos nós!

      Excluir